Samantha Palma
Arquitetura e Urbanismo
Fábrica de Cultura Cidade Ademar
O grande desafio da cidade atual é articular diversos setores, criar espaços de convivência social, e melhorar a qualidade de vida dos habitantes. A criação de um espaço que articula cultura, educação e convivência social traz uma nova dinâmica para o bairro, contribuindo para a diminuição do alto Índice de Vulnerabilidade Juvenil na Região da Cidade Ademar.
A intenção principal foi a de proporcionar abrigo, tranquilidade e união, pois um projeto que tem como principal objetivo o fortalecimento do dinamismo social, deve ser pensado com áreas comuns de uso coletivo, que permitam a aproximação das pessoas.
Os blocos separados criam uma praça interna e a transparência das salas permite que diversas atividades sejam acompanhadas ao mesmo tempo, assim o aprendizado não é realizado apenas dentro das salas, e sim no convívio entre as pessoas, pois cultura é também o compartilhamento de experiências e de opiniões, de uma forma em que as manifestações ali realizadas possam ser vivenciadas por todos que frequentam o espaço.
A cobertura é usada como forma de ligação entre os espaços, para uma sensação de abrigo, garantindo que seja um espaço de estar. Ela é sustentada por pilares com forma de árvore, para garantir o visual de leveza da cobertura. Para se tornar um espaço de estar e que diversas atividades fossem realizadas ali, foi pensado na abertura do teatro para o exterior, desta forma a praça poderia ser a plateia para um grande evento da região, chamando ainda mais a população para participar de atividades de lazer.
Trabalho final de Graduação, individual.
Programas utilizados: Revit, Autocad, Sketchup, Qgis, Vray, Photoshop.